Segundo a geometria, num círculo cada ponto tem o mesmo poder e importância que cada outro ponto. Este é a forma que o universo adota, em todas as suas expressões, para distribuir seu poder em igualdade com cada um dos seus elementos formadores. O universo é acêntrico, atemporal, infinito, não hierárquico, ou anarquista e, uma coisa difícil do humano entender, amoral, ou seja, nem bom, nem mau, nem honesto nem desonesto, nem certo nem errado, nem justo nem injusto. Basta observar a natureza e a perversa, cruel, corrupta e desonesta sociedade humana para constatar isto. Total liberdade. Com certeza esta constatação deixa muitas pessoas angustiadas. Se você é uma delas, não se desespere. Para tudo há solução.
Moral é um padrão conceitual “humano” muito inconsistente, restrito e frágil para lidar com a realidade da vida neste planeta. Observando bem ele é totalmente animal, instintivo, territorial, se impõe através da força. Ética é outro padrão, próprio de seres que aceitam a igualdade como uma forma inteligente de equilíbrio. É espontâneo. A angustia humana, gerada no paragrafo anterior, se deve ao fato do ser humano comum, sentir-se débil, fraco e impotente para lidar com as injustiças, violências, maldades, mentiras e todo tipo de perversidade, próprias, justamente do “comum mundo humano”. “Este” ser, humano, tem certeza que o universo não distribuiu igualmente seu poder, pelo menos entre os humanos. Este pressuposto o leva necessariamente a inferir, “organicamente”, que este poder ainda esteja nas mãos de um suposto centro universal e distribuído, em cumplicidade, com aqueles mais poderosos socialmente. Se este ser, “humano” aceita esta hierarquia, que inequivocamente é injusta, terá criado uma “tampa” no seu cérebro e estará fadado à prisão e escravização pelo sofrimento.
Ser “ajustado” socialmente não é necessariamente ser bem sucedido. Sucesso entendo como bem aventurança, glória, esplendor, paz, amor, tranquilidade, cercar-se de fartura e abundância e confraternizar com os iguais vencedores. Todas estas qualidades juntas! Já ser ajustado, significa estar submetido a poderes superiores aos que o indivíduo julga ter. Normalmente pessoas acham que ser bem sucedido é acumular força, poder e volumes em uma das áreas citadas acima. Isto é desequilíbrio e causa sofrimento. Isto é também falta de ambição. É impossível ser feliz tendo ambições pequenas. Meia vida não é vida. Ou é plena, ou é pequena. Ou tudo ou nada.
A jornada da vida humana não tem finalidade, sentido, quer dizer, não há o “moral da história” como num romance. Cada um pode viver da maneira que quiser e conseguir. Mas também, você pode dar sentido a este caos e organiza-lo para um conclusão gloriosa e vencedora. Para isto você tem que tirar a “tampa” que a sociedade colocou no seu cérebro. Não é necessário aceitá-la, se sujeitar a ela. Você pode revogá-la totalmente se quiser sentir-se livre, feliz, vitorioso e cercar-se das maiores riquezas.
Esta “tampa” é feita de imagens que não correspondem a realidade, fazendo com que sua inteligência patine num limbo inconsistente, nada realize, não se expresse e não produza riquezas em abundância. O que mantém esta “tampa” é a sua crença que tais imagens sejam reais. Quem criou estas imagens fantasmagóricas foi seu cérebro, quando não entendeu cada um dos desafios por que passou e ninguém o ajudou a enfrentá-los. Agora, só você poderá localizar onde estão enterrados estes fantasmas e passá-los por uma analise de criterioso rigor científico. Se a sua mente aceitar algo que não seja lógico coerente e consistente, você se perderá novamente no labirinto das ilusões humanas.
A forma que o universo usou para distribuir em igualdade a riqueza do seu poder, foi através desta lucidez. Neste aspecto, todo ser humano que não tenha uma deficiência congênita, ou acidental, é igual. Tem igual poder. Se universo quisesse distribuir seu tesouro em desigualdade, permitiria que somente aquele que fosse mais ardiloso, mais mistificador, melhor soubesse inventar imagens, iludir, enganar e se sobrepor aos outros encontrasse sua riqueza. Este não é um conceito de justiça, porque o universo dela não requer, mas algo de superior inteligência.
Então tudo o que você precisa para encontrar a plenitude da existência e o poder total da sua inteligência é desta lucidez. Não se fie em conselhos, mestres, gurus, práticas, exercícios, rituais e toda sorte de superstições. Seja sadio. Pergunte e ouça com o coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário